Quais as maiores vantagens de morar em São Paulo? Pesquisa responde
Levantamento indica que item fica atrás apenas de “emprego e estudo”
Redação, Estadão Imóveis
A maior vantagem de morar em São Paulo é o acesso a emprego e estudo (70%). Pelo menos é isso que mostra o levantamento ‘Morar na cidade de São Paulo’, encomendado à MindMiners pelo Grupo OLX para celebrar o aniversário de 470 da cidade.
A segunda vantagem mais apontada pelos moradores da cidade é a locomoção (63%). Para metade dos respondentes, porém, o trajeto até o trabalho leva cerca de 30 minutos a 1 hora. Cerca de 2% relatam que demoram até quatro horas para chegar ao trabalho. Já 37% afirmam que demoram de 1 a 2 horas neste trajeto.
O terceiro principal diferencial da capital paulista apontado por moradores da cidade é o nível de infraestrutura e serviços (57%).
Fonte: MindMiners
No entanto, entre as vantagens e desvantagens, a falta de segurança (37%) é indicada como principal desvantagem de morar em São Paulo. O item é seguido pelo alto custo de vida (22%) e pelo trânsito ruim (21%) apresentado na cidade.
Fonte: MindMiners
O levantamento, que ouviu 250 moradores do município, sendo 75% nascidos em São Paulo e 25% vindos de outras localidades, mostra que a maioria dos respondentes considera positiva a experiência de morar na cidade, sendo boa para 42% e ótima para 20%.
Apesar do nível positivo de satisfação, o estudo mostra que grande parte dos moradores deseja mudar do bairro que vivem hoje. Entre os nascidos na cidade, esse percentual foi de 48% e entre os não locais foi de 40%.
O principal motivo para essa mudança é o desejo de morar em um lugar mais seguro, seguido por “morar mais perto de áreas verdes” e “morar mais perto do trabalho”.
Crédito: Jose Luis Stephens/AdobeStock