No período de pandemia, a produção de carros no mundo sofreu com a falta de insumos, principalmente semicondutores. Ao mesmo tempo, as pesquisas para os carros autônomos avançavam rapidamente e a pressão pela economia de baixo carbono só crescia. Some-se a isso a ampliação da rede 5G e temos um cenário parecido com o pintado em Os Jetsons, uma antiga série de animação que previa um futuro totalmente conectado e com carros voadores. Será que o futuro já chegou para o mercado de automóveis no Brasil e no mundo? Soluções para tornar o carro mais limpo, conectado e integrado ao ambiente já existem, inclusive no Brasil, e são tema de painéis com a presença de vários dos maiores especialistas do setor.
Qual é o melhor caminho para a descarbonização?
1Como essa inovação impacta o mercado de veículos?
2Serão realidade no Brasil?
3Quem tem medo?
4Diretor executivo da Embratel
É formado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Com mais de 20 anos de experiência, atua na Embratel desde 2004, onde exerceu diversas posições de liderança até assumir o cargo atual, em 2018.
Professor-doutor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI
Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI na área de Sistemas da Mobilidade e é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP na área de Controle e Automação Mecânica. Atualmente, é professor no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI e atua em pesquisas na área de dinâmica, controle e otimização veicular.
Presidente da Stellantis para a América do Sul
Responsável pelo desempenho e pela estratégia geral da Stellantis na região, ele integra a Top Executive Team global com a missão de estruturar as operações locais, configurar a governança empresarial regional e estruturar o plano estratégico de longo prazo.
Ex-presidente da Bosch e atualmente membro do Conselho da Bosch
Botelho foi presidente da Bosch América Latina por 10 anos e atualmente é membro do Conselho da Bosch, do Conselho da Bright Consulting, do Conselho do Quell Partner Group, do Conselho Curador da FEI e CEO da BSB Enterprise Consulting.
Diretora executiva B2B da Vivo
É responsável pela operação do B2B na Vivo, liderando as áreas de marketing, produtos, operações comerciais, planejamento e estratégia de desenvolvimento e implementação de novos serviços digitais ao mercado corporativo. Tem 27 anos de experiência na área de tecnologia, com atuação expressiva nos setores de telecomunicações e TI.
Engenheiro de Estratégia de Produto e Inteligência de Mercado da Eve Air Mobility
Com mais de 17 anos de experiência nas áreas de Vendas, Inteligência de Mercado e Estratégia de
Produto na Embraer, Edgar fez parte do time de inovação para criação da Eve Air Mobility, startup
dedicada ao desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana, que combina agilidade e inovação de
uma startup com a experiência e credibilidade da Embraer. Edgar é engenheiro mecânico-
aeronáutico formado pelo ITA e tem pós-graduação em Inovação e Business Administration pela
StarSe University e pela Universidade Nova de Lisboa.
Presidente da Unica
É presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), entidade dedicada a fornecer energia limpa, renovável e natural sob a forma de açúcar, biocombustíveis, bioeletricidade e biomassa. Foi eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo, com mandato de 2015 a 2019. No Congresso Nacional, atuou como líder de seu partido (2016-2017) e corregedor da Câmara dos Deputados (2017-2019). Gussi foi autor da lei RenovaBio, referência para ampliar a utilização de biocombustíveis no Brasil, contribuindo para que o País atinja suas metas de redução de gases de efeito estufa e para o cumprimento dos compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris.
É mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Teoria do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2021, concluiu o Programa de Educação Executiva Internacional AMP (Advanced Management Program), pelo Iese Business School. Gussi também foi professor da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo e Ambiental.
Professora do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp
Diretor de Eletromobilidade da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA)
Experiência de mais de 22 anos na indústria automotiva com conhecimentos nas áreas de eletrificação veicular, eletrônica automotiva e sistemas de combustíveis.
Atualmente é gerente de Novas Tecnologias na área de Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil.
Conselheiro da Associação Brasileira de eVTOL (Abraevtol)
Engenheiro independente, profissional com mais de 36 anos de experiência na indústria aeronáutica e automobilística, especializado em desenvolvimento, certificação, gestão de riscos e investigação de acidentes. Possui também 25 anos de experiência em treinamento técnico e acadêmico. Membro da Lasasi, com passagens por diversas empresas renomadas do setor.
Vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis para a América do Sul
Formado em Engenharia Mecânica pela UFMG, pós-graduado em Engenharia de Estruturas pela UFMG e em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral, com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral e pós-MBA pela Kellogg School of Management Chicago, Northwerstern University, USA. Ingressou na Fiat em 1987, passando pela área de desenvolvimento de produto, powertrain e chassis, na América Latina, e no Tech Center da FCA nos EUA.
Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil
Possui 27 anos de experiência em multinacionais, atuando em diversas funções relacionadas a produção, logística e desenvolvimento de negócios como gerente de diferentes áreas. Em 2021, chegou à diretoria de Desenvolvimento de Negócios, na qual é o responsável pelo aperfeiçoamento e pela implementação da estratégia comercial das soluções Scania (caminhões, ônibus, geração de energia e serviços) no mercado.
Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Mauá, MBA em Administração de Negócios (Unifei), concluiu o Programa Executivo em Gestão Industrial na KTH e o Programa Executivo Internacional (TIO) na Faculdade de Economia de Estocolmo, ambos na Suécia.
Presidente executivo da Telebrasil e da Conexis Brasil Digital
Doutor em Economia pelo Instituto de Economia Industrial da UFRJ. Foi diretor de Infraestrutura e Governo do BNDES e secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, de 2016 a 2018.
Presidente da Eletra
CEO da Bright Consulting
Há mais de 45 anos vivencia o dia a dia do setor, tendo foco de atuação em mobilidade sustentável e no regulatório que orienta a evolução tecnológica dos veículos. Tem trabalhado desde 2009 com o governo brasileiro nos programas Inovar Auto e Rota 2030. Graduado em Estatística pela Unicamp, com MBA em Administração Industrial pela USP, é conselheiro graduado pelo IBGC atuando em várias empresas.
Gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios IoT & 5G da TIM
Responsável pelas áreas de desenvolvimento de negócios, pré-vendas e pós-vendas. Com mais de 27 anos de experiência no setor de telecomunicações, atuando em várias áreas desde desenvolvimento de produto e soluções, manufatura, operações e marketing, em diversos setores corporativos como agricultura, utilities, oil & gas e manufatura. Engenheiro eletrônico com MBA em Gestão Industrial.
Advogada especialista em Direito Aeronáutico e Regulatório
Sócia-fundadora do Leal Andreoli Advogados, vice-presidente da Comissão Especial de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo – OAB SP; diretora jurídica da Associação Brasileira de Operações Aeromédicas – Aboa; membro do Aviation Working Group – AWG; membro do Comitê de Transporte Aeromédico e do Comitê de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Aviação Geral – Abag; e membro-fundador do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico – Ibaer.
Diretor de Marketing de Veículos Elétricos da GM América do Sul
Com grande parte de sua carreira de 26 anos na General Motors nas áreas de Planejamento, Marketing e Produto, em nível local, regional e global, Rodrigo Fioco tem hoje o papel de fomentar a expansão do portfólio de veículos elétricos da marca na América do Sul. Sua formação inclui MBA Executivo em Marketing pela ESPM e pela Eada Business School de Barcelona, além de bacharelado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da USP.
Fundador e CPO da Speedbird Aero
Sócio-fundador da Urucuia: Mobilidade Urbana e coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
Clique e confira a programação das duas trilhas que preparamos para o Summit Indústria Automotiva
Nova tecnologia Bio-Hybrid combina a propulsão térmica flex e elétrica em plataformas a serem
adotadas em novos produtos no Brasil.
A Stellantis acaba de apresentar ao mercado a sua tecnologia de motopropulsão híbrida, que
combina energia térmica flex e eletrificação. Foram exibidas diferentes arquiteturas com um
conjunto de motorização híbrido usando como base três plataformas do atual lineup da empresa,
mas que poderão ser adotadas de modo flexível na gama de marcas e produtos, constituindo
diversas soluções acessíveis de transição para uma mobilidade mais sustentável.
Objetivo comum é a redução das emissões veiculares. Há consenso em relação eletrificação como única saída para reduzir e, em breve, zerar as emissões de poluentes geradas por veículos. Porém, cada região do mundo aposta em uma ou mais tecnologias para chegar ao mesmo objetivo. Atualmente, os carros bateria são caros e só fazem sentido se a energia utilizada por eles vier de fontes renováveis e limpas. Por sua vez, o etanol é uma solução que requer condições favoráveis para produção em massa, como áreas para plantio e água, entre outras. Além do Brasil, a Índia é um dos poucos mercados potenciais com grande relevância. Seja como for, tecnologias como veículos híbridos a etanol e hidrogênio gerado a partir do derivado da cana-de-açúcar despontam como ótimas soluções.
Novos sistemas de conectividade garantem mais segurança, eficiência e conforto. Com o 5G, os carros ficarão ainda mais conectados. Serviços de navegação, com mapas mais realistas e em 3D, bem como comandos feitos por meio de voz e gestos, assim como a conexão com o entorno, farão parte do dia a dia. Isso inclui a conexão com outros veículos, prédios e até sistemas públicos de sinalização, como semáforos, que vão formar um grande ecossistema que transmitirá e receberá dados em velocidades cada vez maiores. Isso trará uma série de novas soluções e oportunidades de negócio. Da mesma forma, vai garantir maior nível de segurança e eficiência energética. Assim como uma possível redução dos congestionamentos e também de acidentes de trânsito.
Solução permite facilitar tanto o transporte de pessoas quanto o atendimento de emergências. Os chamados eVTOL, sigla de veículos de decolagem e aterrissagem vertical, são uma ótima solução sobretudo em locais de grande concentração de pessoas, como metrópoles e megalópoles. Serviços de atendimento emergencial, como bombeiros e paramédicos, poderão chegar mais rapidamente aos locais de ocorrência, o que vai contribuir para salvar vidas e também reduzir prejuízos materiais. Além disso, o sistema pode ser utilizado no transporte de órgãos, material de laboratórios de análises clínicas e medicamentos, por exemplo. Da mesma forma, podem ser alternativa ao transporte executivo, entre aeroportos e pontos de apoio, por exemplo. Segundo a EVE, subsidiária da Embraer, um voo entre a Avenida Paulista e o Aeroporto de Cumbica, por exemplo, poderá ser feito em cerca de 30 a 40 minutos, pelo preço equivalente ao de um táxi.
Veículo sem motorista é mais confortável para usuários e pode zerar número de vítimas de acidentes. Sistemas de auxílio ao motorista, como frenagem automática de emergência, detecção de ponto cego e que evitam a saída involuntária da faixa, equipam até modelos mais baratos. Eles antecipam soluções que fazem parte de um pacote que, em conjunto com mais sensores e radares, já permite que veículos rodem sem motorista. Em cidades dos EUA, por exemplo, serviços de transporte por aplicativo já utilizam carros elétricos sem motorista. Embora ainda dependam, sobretudo, de nova legislação no mundo todo, é consenso que o uso desse tipo de veículo em larga escala vai reduzir o número e a severidade de acidentes de trânsito. Além disso, trará muito mais conforto para quem viaja. Bem como contribuirá com a redução das emissões e dos congestionamentos. Porém, pesquisa publicada neste ano pela AAA, do setor de veículos dos EUA, aponta que 68% dos americanos têm medo dos carros autônomos. Ou seja, bem mais que os 55% registrados em 2022.
Saiba como evidenciar a sua marca para um público altamente qualificado, com interesse em aliar investimento e sustentabilidade.