21 de agosto | Das 8h30 às 18h
Teatro Bravos, SP
Publicidade
A edição 2025 do Summit ESG é baseada em dois fatos relevantes: de um lado, a crescente onda contra o ESG nos Estados Unidos. De outro, um momento histórico, já que o Brasil será a sede da COP-30, a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas.
Especialista em DE&I e ESG
Licenciada em História. Mestra em Relações Étnico-Raciais (Cefet/RJ). Pesquisadora nas áreas de políticas públicas, patrimônio cultural, memória, racismo e letramento de reexistência. Coautora dos livros Coronavírus e as Cidades no Brasil: reflexões durante a pandemia e Achadouros: 400 anos de devoção da Igreja do Pilar.
ONU/UNFCCC
Profissional de destaque na interseção entre clima, tecnologia inovadora e políticas globais, ocupando atualmente a posição de Technical Officer no secretariado da UNFCCC. Seu papel central tem sido promover a inovação no enfrentamento das mudanças climáticas por meio de tecnologias disruptivas e ações estratégicas. Graduado em Gestão Ambiental e possui Mestrado em Tecnologias de Células a Combustível (MSc) pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Energias Renováveis na United Nations University (UNU), em Tóquio, Japão. Participou do Global Solutions Program (GSP) da Singularity University, sediado no Centro de Pesquisa da Nasa, com bolsa integral oferecida pelo Google.
Deputado federal / Cidadania-SP
Engenheiro civil (Poli-USP), está em seu quinto mandato como deputado federal pelo Estado de São Paulo, onde foi secretário de Habitação (1992/1994) e secretário de Agricultura e Abastecimento (2015/2018). Foi também deputado estadual por quatro mandatos. Na Câmara Federal, é presidente da Comissão da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, vice-presidente nacional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Foi relator do Projeto de Lei “Combustível do Futuro” (Lei n° 14.993/24), da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei n° 12.305/2010), da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA (Lei nº 14.119/2021), assim como do PL 2.646/2020, que instituiu as Debêntures de Infraestrutura e, também, do PL que reformula a Lei de Concessões e PPPs. É autor do projeto de lei que criou o Fundo de Investimentos do Setor Agropecuário – Fiagro (Lei nº 14.130/2021) e, também, do que institui o Programa da Aceleração da Transição Energética - Paten (PL 5.174/2023). Em 2024, foi eleito pelo Ranking dos Políticos o melhor parlamentar do Brasil.
Diretora de Riscos e Compliance, head do squad de Governança transparente e responsável do Grupo Globo
Advogada, formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atua há mais de 15 ano nas áreas de Compliance, Riscos e Governança Corporativa. Como profissional dessas áreas, trabalhou por mais de 10 anos na Ambev e foi uma das responsáveis por elaborar e implementar o programa global da controladora da empresa, ABINBEV, destacado como um case pela Harvard Business School. Também atuou como Diretora de Auditoria Interna. Na Globo desde 2020, lidera a área de Compliance e Riscos, sendo responsável pelo desenvolvimento do programa de Compliance da empresa e pelas áreas de Auditoria Interna e Controles Internos. É membro do Comitê de Auditoria do Grupo Globo.
Head de Políticas Públicas da Mombak
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, atua na interseção entre políticas públicas, inovação e comunicação. Tem como objetivo ajudar empresas a navegar em ambientes regulatórios complexos e a construir pontes com o setor público, a sociedade e os territórios onde operam. (foto: Edme Neto)
Diretor da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e diretor-presidente da Fomento Paraná
Graduado em Direito e com formação qualificada por pós-graduações e especializações na área do Direito e Sustentabilidade, Stabile traz consigo a experiência obtida no setor público nos últimos 20 anos. Entre outros cargos, foi secretário de Estado da Administração e Previdência do Estado do Paraná e diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Especialista em diversidade, consultora, CEO e fundadora da CKZ Diversidade
A especialista é pioneira e referência no tema DIEP (Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento), idealizadora do Super Fórum de Diversidade e Inclusão e também professora de Diversidade na Fundação Dom Cabral, na FGV e na PUC-RS. Além disso, é colunista da Você S.A. e autora de dois livros: Cultura Organizacional Livre de Assédio e o best-seller Viés Inconsciente.
CEO da Rhodia na América Latina e presidente global da Unidade de Negócios Coatis, do grupo Solvay
Com mais de 20 anos de carreira na empresa, a engenheira química é reconhecida por sua liderança em inovação, sustentabilidade e transição energética. Ela também atua como presidente do Conselho Diretor da Abiquim e é uma figura-chave na descarbonização da indústria química no Brasil.
Superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Foi assessor da Diretoria de Relações Institucionais, que trata de temas relacionados ao Legislativo, Executivo, relações trabalhistas, infraestrutura e meio ambiente e sustentabilidade. É economista, com especialização em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV-RJ).
Diretor de Jornalismo do Estadão
CFO e diretor de Relações com Investidores do Banco da Amazônia
Diretor de Relação com Investidores e de Controle e Risco do Banco da Amazônia. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP em dezembro/2007. Certificações de: Administrador de Carteiras de Valores Mobiliários - AD CVM 15.320, Consultor de Valores Mobiliários - AD CVM 14.018, Analista de Valores Mobiliários - AD CVM 10.384 e Certificado Nacional do Profissional de Investimento desde abril de 2009. Atuou como gestor/analista nas empresas Terna Capital - Consultoria em Investimentos, Titan Capital Gestão de Recursos, Arsenal Investimento e Wachovia Securities Serviços e Participações (Brasil) Ltda.
Professora FGV e FDC, pesquisadora da USP
Advogada, contabilista e gestora ambiental com mais de 12 anos de experiência em Mercado de Capitais, Jurídico e Sustentabilidade em companhias abertas. Conselheira de empresas, professora na FGV, na Fundação Dom Cabral e pesquisadora na Universidade de São Paulo.
Gerente de Finanças Sustentáveis e Mudanças Climáticas do Bradesco
Atua em estruturação de soluções e instrumentos financeiros voltados a impulsionar uma economia menos carbono-intensiva e mais inclusiva. Na agenda climática, lidera o time responsável pelo Plano de Transição Climática da organização e possui experiência em reportes ESG e articulação setorial, representando o banco em fóruns nacionais e internacionais.
Diretora de Organização de Mercado e Regulação de Conduta da Susep
Doutoranda em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Diretor-presidente do Instituto Cidades Sustentáveis
Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República (2014-2018) e presidente do Instituto Ethos (2010-2016). Atualmente, é representante do Instituto Cidades Sustentáveis na Comissão Nacional dos ODS (CNODS) e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.
Secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo
Foi secretário de Estado da Educação e presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Atual secretário e imortal da Academia Paulista de Letras e membro da Academia Brasileira de Educação. É reitor da UniRegistral, professor universitário, conferencista e autor de dezenas de livros: Ética da Magistratura, A Rebelião da Toga, Ética Ambiental, entre outros títulos.
Gerente de Políticas Climáticas e Mercados de Carbono da LaClima
Advogada especializada em Direito Climático, Ambiental e Práticas de ESG. É parte da equipe da LaClima que acompanha as conferências internacionais do clima e da biodiversidade. Possui doutorado em Direito Ambiental pela Pace University e mestrado em Direito Internacional dos Negócios pela Universidade de Utrecht.
Jornalista e editora do Broadcast
Repórter especial do Broadcast
Luciana Dyniewicz Repórter do Estadão
Diretora de Economia Circular da Ambipar
Empreendedora com 25 anos de experiência e especialista em negócios de impacto, economia circular e inclusão social. Diretora da Ambipar Environment Pós-consumo e cofundadora da Tecnologia Social de Logística Reversa Pós-consumo que traz o conceito de Economia Circular Humanizada.
Head de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima
É superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). É economista (Unicamp), com especialização em Finanças (Insper) e MBA Executivo (FGV). Antes de atuar na Anbima, foi jornalista e assessor de comunicação por mais de 20 anos.
Presidente do Instituto Sigma, conselheiro da OMA Ativos Ambientais e fundador da Vivens Business School e YvY Capital
Um dos nomes de maior destaque na agenda climática brasileira e internacional, atuou como secretário nacional de Clima e Relações Internacionais e como secretário da Amazônia no Ministério do Meio Ambiente, liderando a representação do Brasil em fóruns globais e nas negociações multilaterais mais relevantes, como a COP-26. Reconhecido pela capacidade de articular diferentes setores — governo, sociedade civil e iniciativa privada —, foi protagonista na construção de políticas estratégicas para o enfrentamento da crise climática, incluindo o desenvolvimento do mercado de carbono nacional e iniciativas voltadas à preservação da Amazônia. Com uma visão inovadora, é fundador de iniciativas que impulsionam negócios sustentáveis e práticas de ESG, traduzindo compromissos ambientais em oportunidades concretas de impacto econômico e social. Sua trajetória combina experiência no setor público e empreendedorismo socioambiental, consolidando-o como uma das vozes mais influentes na transição para uma economia de baixo carbono. Gestor ambiental, pós-graduado em Sustentabilidade. Foi diretor de Recursos Externos, secretário nacional de Mudança do Clima e Relações Internacionais e secretário nacional da Amazônia e Serviços Ambientais do Ministério do Meio Ambiente. Atuou na liderança das negociações na COP-25, COP-26 e COP-27. Autor e coordenador das Diretrizes para Estratégia Nacional de Neutralidade Climática, Programa Nacional de Redução do Metano (Programa Metano Zero), foi presidente da Comissão Nacional para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (Conaredd) e membro do Comitê Gestor do Programa Nacional do Hidrogênio. Atualmente é o ponto focal no Brasil do UN Climate Change Global Innovation Hub.
Sócia de Estratégia com foco em transição energética e sustentabilidade
Executiva com mais de 18 anos de experiência em sustentabilidade, estratégia e inovação, atuando com grandes empresas nos setores de mineração, energia, indústria e consumo. Especialista em transição para uma economia de baixo carbono, cadeias de valor e novos modelos de negócio. Reconhecida por sua liderança em projetos estratégicos no Brasil e no cenário internacional.
Superintendente da Área de Meio Ambiente do BNDES
Responsável pelo Fundo Amazônia, Fundo Clima, Agenda de Biodiversidade, Florestas Nativas e Oceanos. É mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou em diversas políticas públicas do governo federal e estadual, como as do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Foi chefe de Gabinete na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e chefe de Gabinete do Plano Brasil Sem Miséria, na Secretaria Extraordinária para Erradicação da Pobreza Extrema. Nabil atualmente é membro titular do Comitê ESG da Febraban, do Observatório do Meio Ambiente do Conselho Nacional de Justiça e do Grupo de Especialistas Seniors da OCDE para Blended Finance para Adaptação Climática. Já lecionou como professor convidado em diversos cursos da PUC/Cogeae, FGV/Ebape, FIA Business School e Enap. Compõe os quadros do BNDES desde 2008, onde teve passagens pela Área Financeira, Área de Infraestrutura Social, Assessoria da Diretoria do Banco e Área de Gestão Pública e Socioambiental.
Diretor global de Sustentabilidade da Marfrig e BRF
Sólida trajetória em temas socioambientais. Economista formado pela Unicamp, tem especialização em gestão de varejo pela Youngstown State University (EUA). Anteriormente, liderou as áreas de sustentabilidade e responsabilidade social no Carrefour Brasil e atuou por mais de uma década no setor financeiro, com passagens pelo BankBoston e Santander.
Conselheiro da Ambipar
Cofundador da Biofílica, empresa que implementa soluções baseadas na natureza há mais de 17 anos no Brasil e que foi adquirida pela Ambipar em 2021. Também é cofundador e vice-presidente da Aliança Brasil NBS, que reúne cerca de 15 desenvolvedores de projetos com o objetivo de fortalecer um mercado de créditos de carbono com alta integridade ambiental. É ainda membro-fundador do Instituto Escolhas, organização dedicada à promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil, e já liderou o comitê de sustentabilidade da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Plinio é formado em Administração de Empresas pelo Insper e possui mestrado em Administração Pública e Meio Ambiente pela Universidade de Columbia e pelo Earth Institute (EUA).
Secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda
Doutorado e mestrado em Relações Internacionais pela UnB (Irel/UnB, 2015) e com graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Integra a carreira de Advogado da União desde 2005 e já ocupou diversos cargos na administração pública. Foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife, foi chefe da Assessoria Especial do ministro da Fazenda, adjunto da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, adjunto da Subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República e consultor jurídico adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. É autor dos livros Desenvolvimento e Mudança Climática e Inovação no Brasil e na Coreia do Sul (ambos pela Editora Juruá) e coautor de Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil (Editora JusPodivm).
Diretora executiva do Instituto Arapyaú
Ao longo dos últimos 20 anos, atuou na interseção entre direito ambiental, filantropia estratégica e engajamento multissetorial, buscando articular soluções de impacto coletivo. Advogada, mestre em Direito Ambiental, com formações executivas na Harvard Kennedy School e Schumacher College. Cofundadora da rede Uma Concertação pela Amazônia, liderou a incubação do MapBiomas pelo Instituto Arapyaú - hoje presente em mais de 20 países - e segue mobilizando parcerias que fortalecem a agenda de desenvolvimento sustentável no país. Integra conselhos como o GIFE, a Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, o Comitê ASG da C&A e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDESS) da Presidência da República. Colunista do Estadão, foi reconhecida em rankings como Chambers Latin America e pelo Prêmio Abraps.
Especialista em Política Climática do Observatório do Clima
Mestre em Administração pela Ebape/FGV com ênfase em Governo, Instituições e Políticas Públicas, mestre em Direito e Políticas Ambientais pela Duke University e especialista em Direito Ambiental pela PUC-Rio. Já trabalhou com licenciamento e avaliação de impacto e atua desde 2014 na agenda de clima e terceiro setor.
Diretor institucional do ID_BR e do Prêmio Sim À Igualdade Racial
Com ampla experiência em gestão de projetos sociais e institucionais, atua na articulação estratégica com empresas, governo e sociedade civil. É responsável por fortalecer parcerias e ampliar o impacto das ações voltadas à promoção da igualdade racial. Sob sua liderança, o prêmio ganhou ainda maior visibilidade e alcance nacional, além do reconhecimento pelo seu comprometimento e pela visão transformadora na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva.
Saiba como evidenciar a sua marca para um público altamente qualificado, com interesse em aliar investimento e sustentabilidade.