WayCarbon lança sistema de análises para identificação e gestão de riscos climáticos
Plataforma promete medir impacto financeiro de risco climático nas empresas
Por Cynthia Decloedt (Broadcast) – editada por Mariana Collini em 18/07/2024
A WayCarbon, consultoria de empresas em temas de sustentabilidade, acaba de lançar uma plataforma para sistematizar análises para identificação e gestão de riscos climáticos, e quantificar perdas financeiras associadas. A plataforma nasce em antecipação à exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de inclusão de riscos e impactos relacionados ao meio ambiente, sociais e de governança (ESG) às demonstrações financeiras, a partir de 2026. Por enquanto, a apresentação desse relatório ainda será voluntária.
A plataforma permite simulações pelas empresas em horizontes temporais até 2100 e considera diferentes recortes geográficos para determinar ameaças como inundações, ondas de calor, seca e incêndios florestais.
A gerente de risco climático e adaptação da WayCarbon, Melinda Amoni, conta que, nos últimos cinco anos, empresas têm buscado crescentemente consultoria para entender o impacto em seus negócios e cadeia de fornecedores dos riscos climáticos, principalmente nos segmentos de energia, agronegócio e infraestrutura.
Demanda cresceu significativamente
Especificamente nos últimos três anos, após a pandemia, esta demanda cresceu expressivamente, muito dela em consequência das exigências da CVM. Essas diretrizes estão alinhadas aos padrões internacionais de informações de sustentabilidade nas demonstrações financeiras (IRFS S1) e focados no clima (S2), lançados em 2023.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil