L’Oréal e Gás Verde parceiras na descarbonização do transporte da fábrica ao varejo 

 L’Oréal e Gás Verde parceiras na descarbonização do transporte da fábrica ao varejo 

Parceria começou no fim de 2023 focada na descarbonização do transporte entre a fábrica e o centro de distribuição da empresa de cosméticos e agora será estendida ao transporte até os pontos de varejo.

Por Gabriel Vasconcelos (Broadcast) – editada por Mariana Collini em 28/02/2025 

A L’Oréal Brasil vai ampliar o volume de gás biometano contratado junto à fabricante Gás Verde para avançar na substituição de diesel e GNV, poluentes, na frota de caminhões terceirizada que faz a logística de seus produtos pelo País e alimenta as caldeiras da fábrica de Vila Jaguara, São Paulo.

Essa parceria começou no fim de 2023 focada na descarbonização do transporte entre a fábrica e o centro de distribuição da L’Oréal, em Jarinu (SP), e agora será ampliada para a segunda perna do processo, o transporte até os pontos de varejo.

Ao Estadão/Broadcast, a diretora de Operações do Grupo L’Oréal no Brasil, Juliana Fleming, detalha que a ampliação da operação vai, nos próximos anos, dobrar a entrega de biometano no ponto de abastecimento contíguo ao centro de distribuição.

O presidente da Gás Verde, Marcel Jorand diz que a iniciativa centrada no transporte entre fábrica e galpão já consumia uma média de 120 mil metros cúbicos de biometano por mês, um volume que deve crescer rapidamente entre 60% e 70% para a casa dos 200 mil m³/mês, quando for ampliada para a chamada “logística outbound”, ou seja, entre a L’Oréal e pontos de varejo.

Hoje, detalha Juliana, quatro grandes clientes varejistas do grupo francês no Brasil ― Assaí, Amazon, Mercado Livre e Raia — já recebem entregas em caminhões movidos a biometano, sobretudo em rotas dentro de São Paulo. A ideia agora é que a frota de caminhões adaptados ao gás limpo alcance novos clientes e chegue ao restante do Sudeste e ao Sul do País.

Logística

Atualmente, a L’Oréal transporta cargas com biometano por meio de uma frota de 13 caminhões Scania adaptados contratados junto à transportadora Reiter.

O combustível limpo da Gás Verde que atende a L’Oréal é fabricado a partir do lixo em usinas instaladas em aterros sanitários. Neste caso, a molécula vem das usinas de Seropédica, hoje com capacidade de 130 mil m³ por dia, e da Meta Gás, em São Paulo, adquirida em março de 2024 e com capacidade para 30 mil m³ por dia.

Vantagens

O biometano é cerca de 20% mais caro que combustíveis fósseis, mas, segundo Jorand, para além da aderência às crescentes metas de descarbonização, sofre menos com a variação de preços se comparado com combustíveis fósseis que variam com o dólar e cotações internacionais dos derivados e do barril do petróleo.

Juliana Fleming acrescenta que a operação com frota dedicada por cliente também reduz perdas. “Além da descarbonização, o investimento vale a pena porque temos conseguido maior eficiência operacional. Como as negociações envolvendo o combustível verde são específicas, não ficamos com os caminhões parados e temos conseguido otimizar a logística, compensando o preço mais alto do insumo”, diz a diretora da L’Oréal.

Metas

A emissão de carbono cai em linha com a maior entrada de biometano na operação. Segundo Juliana, nos seis primeiros meses da parceria, a poluição caiu 750 toneladas de CO₂. O plano é levar esse volume de descarbonização a 1,1 mil toneladas de CO₂ a cada semestre (2,2 mil t/ ano).

Segundo a diretora da L’Oréal, até 2030, o grupo tem como meta reduzir 57% das emissões de escopo 1 e 2 — emissões diretas da empresa e ligadas à geração da energia por ela consumida — e 28% do escopo 3, que inclui as emissões da cadeia de fornecedores, onde incide a descarbonização promovida pela operação com biometano.

Frota Carbono Zero

O negócio com a L’Oréal, diz Jorand, da Gás Verde, inspirou o lançamento da Frota Carbono Zero neste mês. A empresa já oferece esse serviço completo de logística descarbonizada a transportadoras do Sudeste. Para tanto, conta, foram adquiridos 100 caminhões com motor a biometano de fábrica.

https://www.estadao.com.br/economia/negocios/loreal-gas-verde-parceria-biometano

Foto: Divulgação/L’Oréal Paris

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