COP-30 e a importância sistemas construtivos industrializáveis

 COP-30 e a importância sistemas construtivos industrializáveis

Conferência da ONU que será realizada no Brasil em novembro traz os holofotes para a busca por soluções cada vez mais eficientes

Estadão Blue Studio Express

Conhecida como COP-30, a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas será realizada no Brasil. Entre os dias 10 e 21 de novembro, delegações dos países membro da ONU vão se reunir em Belém, no Pará, para debater, negociar e apresentar caminhos para a promoção da preservação ambiental, em busca de um desenvolvimento mais justo e sustentável.

Mais de 40 mil visitantes são esperados durante principais dias do evento, segundo estimativa da Fundação Getúlio Vargas.

Apesar da polêmica sobre a escassez de hospedagem na região, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que não vai “enfeitar” a sede da conferência, mas que o Brasil fará uma “COP que ninguém nunca mais vai esquecer”.

Ao trazer o debate ambiental para a capital paraense, a COP-30 tem a oportunidade de conhecer de perto a realidade do território que integra a Amazônia Legal.

Essa aproximação com a realidade certamente facilitará o entendimento sobre o papel da Amazônia para o mundo, com seu potencial e, claro, suas necessidades.

Certamente, o tema se faz presente em um contexto muito mais complexo, com diversas nuances e demandas. Muito mais do que preservar, é necessário encontrar um caminho viável para a promoção de um desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente, aos povos indígenas, à população ribeirinha e todo o ecossistema que se faz presente.

Dessa forma, os tratados assinados precisam trazer regras claras e viáveis para a construção de um mundo mais justo e igualitário, seja no âmbito social quanto ambiental e, também, econômico.

COP-30 e a construção civil

Para que isso ocorra, é preciso mudar, buscando o aprimoramento constante em todas as áreas, sempre em alinhamento com o meio ambiente. Na construção civil, isso significa trabalhar com materiais e técnicas mais sustentáveis, alinhadas com projetos eficientes e viáveis.

Como exemplo, é possível destacar os sistemas construtivos industrializáveis. Criado durante a industrialização do século XX, esse processo construtivo se aprimorou ao longo do tempo, encontrando soluções cada vez mais práticas e viáveis para inúmeras construções.

A eficiência dos sistemas construtivos industrializáveis se alinha com a sustentabilidade em diversos aspectos. A começar pelos materiais. Produzidos em um ambiente industrial, trazer a padronização e a qualidade como elementos importantes. Em conjunto com projetos bem desenvolvidos, isso se traduz em uma redução significativa de desperdício, com canteiros de obra mais limpos.

Consequentemente, isso gera redução de tempo de execução dos projetos, causando um menor impacto ambiental.

A grande qualidade dos sistemas construtivos industrializáveis também se conecta com o assunto sustentabilidade. Afinal, isso elimina a necessidade de manutenções não programadas, gerando previsibilidade para a conservação das edificações.

Benefícios conectados com a sustentabilidade

No contexto da COP-30, é possível afirmar que a combinação de eficiência, qualidade e praticidade transformam os sistemas construtivos industrializáveis em soluções viáveis para o desenvolvimento de inúmeros projetos alinhados com a sustentabilidade.

Dessa forma, fica muito mais fácil colocar em prática ações estratégicas que almejam um desenvolvimento mais sustentável.

Quer um exemplo? Assim como ocorreu na pandemia, é possível utilizar sistemas construtivos industrializáveis para a construção rápida de hospitais, mesmo em áreas mais remotas. O mesmo pode ser utilizado para escolas ou moradias.

Por um outro lado, os benefícios ambientais em utilizar sistemas construtivos industrializáveis também estão interligados com projetos para empresas e órgãos públicos.

Esses são apenas alguns exemplos de como os sistemas construtivos industrializáveis podem contribuir para a criação de um mundo melhor, em um trabalho conjunto entre a iniciativa privada, o poder público, as instituições e toda uma sociedade consciente e conectada com o desenvolvimento sustentável.

Dessa forma, a COP-30 certamente significará uma chance importante para que pessoas de diferentes países entendam as necessidades e, em conjunto, alinhem soluções viáveis e eficientes para a preservação ambiental.

Foto de Malindu Warapitiya no Pexels

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *