Agenda ESG fortalece imagem corporativa, revela levantamento da Amcham

Um quarto dos empresários questionados possui iniciativas de sustentabilidade em estágio avançado em suas companhias
Por Malu Mões – editada por Mariana Collini em 23/04/2025
Empresas com agenda ESG avançada percebem um impacto direto dos projetos de sustentabilidade na imagem e na reputação da marca com o público. É o que mostra uma pesquisa da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), obtida em primeira mão pela coluna.
Com o apoio da consultoria Humanizadas, a Amcham realizou um levantamento com 401 empresários de diferentes setores, entre 20 de março e 10 de abril. Um quarto deles possui iniciativas de sustentabilidade em estágio avançado em suas companhias.
Dessa leva, 87% associam as iniciativas à melhora na reputação e imagem da marca, e 82% relatam acesso a novos mercados, a partir desses projetos.
“Os resultados confirmam que a sustentabilidade consolidou-se como um eixo importante da competitividade empresarial”, avalia o presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto. “As empresas que incorporam essa agenda estão mais bem posicionadas para inovar, acessar mercados exigentes e fortalecer sua reputação. É uma transformação estrutural, impulsionada por consumidores, investidores e sociedade — e que seguirá pautando o futuro dos negócios”, aponta.
A pesquisa completa será apresentada na próxima segunda-feira (28) durante o Fórum de Sustentabilidade 2025. O evento da Amcham vai reunir 200 CEOs e executivos, de empresas como Natura, Vivo e 3M, no Museu do Ipiranga, em São Paulo. O encontro terá a presença virtual do consultor e escritor britânico John Elkington, criador do conceito triple bottom line (tripé da sustentabilidade, que deu origem ao ESG).

Foto: aew2526/Adobe Stock /Gerado com IA