Alumínio receberá ‘Selo Verde’ do Ministério da Indústria por origem sustentável; entenda

 Alumínio receberá ‘Selo Verde’ do Ministério da Indústria por origem sustentável; entenda

Programa oferecerá certificação de origem sustentável para fortalecer a competitividade de produtos no mercado nacional e internacional

Por Iander Porcella

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) escolheu as chapas laminadas do alumínio para integrar o Programa Selo Verde Brasil, que oferecerá certificação de origem sustentável para fortalecer a competitividade de produtos no mercado nacional e internacional. O café torrado e moído e sete produtos da indústria química também fazem parte do projeto, que ainda está em fase de elaboração.

As chapas de alumínio foram escolhidas pelo uso de sucata em seu processo produtivo, o que dá eficiência ambiental ao produto e fortalece a reciclagem. A certificação é uma garantia de que o item se alinha às exigências de consumidores e parceiros comerciais por práticas ambientais responsáveis.

“O alumínio brasileiro já é reconhecido internacionalmente por seus elevados padrões ESG. O Selo Verde vem para reforçar nosso compromisso e protagonismo na descarbonização de setores estratégicos da economia”, afirma a presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Janaina Donas.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por definir os critérios de certificação que deverão ser aplicados no Selo Verde Brasil. A previsão é que essa etapa do projeto seja concluída em novembro deste ano.

https://www.estadao.com.br/politica/coluna-do-estadao/aluminio-recebera-selo-verde-do-ministerio-da-industria-por-origem-sustentavel-entenda

Foto: Felipe Rau/Estadão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *