FAO reconhece programa brasileiro de leite como exemplo sustentável
“Mais Leite Saudável” é destaque internacional em pecuária de baixo impacto ambiental
Por Isadora Duarte – editada por Mariana Collini em 21/10/2025
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) reconheceu o Programa Mais Leite Saudável (PMLS), do Ministério da Agricultura, como uma das boas práticas e inovações em transformação sustentável da pecuária. O reconhecimento foi formalizado durante o World Food Forum (WFF), evento anual realizado na sede da FAO, em Roma, informou o Ministério da Agricultura.
Para o coordenador geral de Produção Animal da pasta, Bruno Leite, o programa se consolida como um mecanismo para financiamento da transformação sustentável da pecuária leiteira no País. “No Brasil, o Programa Mais Leite Saudável, através de seu desenho inovador de investimento que alinha recursos públicos e privados, se mostra como um sólido mecanismo para financiar ainda mais a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite”, disse na nota.
O programa, criado em 2015, incentiva empresas do setor lácteo a investirem na melhoria da qualidade do leite e na capacitação de produtores rurais. Indústrias e cooperativas participantes do programa podem utilizar parte dos créditos presumidos de PIS/Pasep e Cofins em projetos de assistência técnica, inovação e sustentabilidade aos produtores.
De acordo com o Ministério da Agricultura, mais de 185 mil produtores rurais em mais de 3 mil municípios já foram atendidos pelo programa em 2 mil projetos aprovados. Cerca de 900 empresas aderem ao Mais Leite Saudável.

Foto: slowmotiongli/Adobe Stock