Benefícios contribuem para o bem-estar no ambiente de trabalho

 Benefícios contribuem para o bem-estar no ambiente de trabalho

Além do salário, tudo aquilo que gera valor ao colaborador conta na hora de decidir sobre permanecer ou trocar de emprego

Estadão Blue Studio Express

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) levantaram questões importantes sobre a saúde mental da população trabalhadora. Dados das organizações apontam que a depressão e a ansiedade geram perda de 12 bilhões de dias de trabalho por ano.

Esses números reforçam como é fundamental que as empresas criem ambientes saudáveis, proporcionando qualidade de vida e bem-estar a seus colaboradores. Seja a partir da adoção de modelos de trabalho mais flexíveis, benefícios corporativos voltados para o cuidado com a saúde e lazer, para desenvolvimento profissional, ambientes e culturas abertas ao diálogo, etc.

Uma pesquisa realizada pela Up Brasil, multinacional de benefícios corporativos, mostrou que 94% dos colaboradores avaliam o que é oferecido além do salário. Essa oferta pelas empresas pode pesar na hora da escolha de trocar de empresa ou permanecer no emprego atual. Por isso, criar uma política de benefícios sólida, que vá além daquilo que é visto como recompensa, pode ajudar na estratégia de marca empregadora e de atração e retenção de talentos nas empresas.

De olho na saúde mental 

A pandemia de covid-19 mostrou como o mundo estava despreparado para lidar com a emergência de saúde global e seus impactos sobre a saúde mental da população – houve um aumento de 25% na ansiedade e depressão geral em todo o mundo. Os governos mundiais gastaram, em média, 2% dos orçamentos de saúde com saúde mental em 2020.

Para alertar sobre a importância do tema, a Organização Mundial da Saúde lançou diretrizes globais sobre saúde mental no trabalho, que recomendam ações para enfrentar os riscos à saúde mental, como cargas pesadas de trabalho, comportamentos negativos e outros fatores que geram estresse e ansiedade no ambiente corporativo.

Oferta de benefícios é estratégica

Antes, os benefícios corporativos eram apenas complementos salariais – vale-refeição, vale-alimentação e plano de saúde. Hoje, são considerados estratégicos na proposta de valor oferecida aos colaboradores, que vão desde os vales já citados até programas de bem-estar, ajuda de custo para sessões de terapia, etc. Diante desse cenário, as empresas se adaptam para atender às expectativas e necessidades da classe trabalhadora.

Mas a lista de benefícios oferecidos não é positiva somente para os candidatos e colaboradores, mas também para as empresas, porque conseguem reter os talentos por mais tempo em suas operações.

Pesquisas de mercado apontam que as empresas, ao oferecerem benefícios mais atraentes, podem influenciar na escolha dos colaboradores em permanecer ou buscar oportunidades em outros lugares. As empresas que priorizam essas questões e adaptam suas ofertas saem em vantagem na retenção de talentos.

Além do salário

Para sair na frente das outras empresas, o ideal é pensar em soluções que facilitem a vida dos colaboradores, mas que também contribuam com melhorias para a gestão empresarial.

A Up Brasil disponibiliza produtos como o Up Gift e Up Premiação que colaboram, por exemplo, no aprimoramento do clima organizacional, no engajamento dos times na busca por resultados e na hora de presentear os colaboradores em momentos específicos.

Para além do salário, prestar atenção na saúde dos funcionários também é uma forma de melhorar o ambiente e a produtividade. Problemas com as finanças eventualmente afetam a saúde mental dos membros de uma equipe. A Serasa fez um levantamento sobre como as dívidas impactam no dia a dia da população: cerca de 86% das pessoas com dívidas tinham dificuldades para dormir; 74% enfrentavam problemas para se concentrar nas tarefas diárias; e 61% tiveram crises de ansiedade.

E como a empresa entende as necessidades e ajuda nesses casos? Com benefícios que vão além de um complemento salarial. A Up Brasil disponibiliza o Up Go, que é um cartão de antecipação salarial, por exemplo. Pode ser um benefício simples e efetivo, mas que ajudará o colaborador a resolver um problema latente, auxiliando para que ele recupere seu bem-estar. Nesse tipo de benefício, é possível antecipar até 40% da remuneração mensal.

Ter empatia e estar presente com suporte em momentos difíceis dos colaboradores ajuda a estreitar os laços e criar uma relação duradoura e de confiança.

Crédito: Freepik

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *